DANÇANDO NO LABIRINTO DAS EMOÇÕES DANÇAS RITUAIS DA ITÁLIA MEDITERRÂNEA por Daniela Morais*



    
   O Labirinto das Emoções enreda o contato com o sentir, com as emoções e a sua expressão através das antigas danças rituais e populares do sul da Itália. Entre elas: Tammurriata, Pizzica e Tarantella.
   Danças derivadas dos cultos a Deméter e Cibele, nas antigas Grécia e Anatólia, hoje representadas na figura da Madonna Negra, e que carregam a sabedoria da estreita conexão com os ritmos da natureza e os caminhos geradores da vida e o seu desenvolvimento.
    O Labirinto inclui a contação de mitos, realização de ritos, cantos sagrados, práticas respiratórias e corporais da yoga entre outras. Entre passos básicos e a dança-transe pessoal de cada um, apoiada pela cumplicidade e energia do grupo, adentraremos este território encantado de eterna purificação e revelação.
ü Vir com roupa clara, se possível nas cores branco e vermelho. Mulheres devem vir de saia rodada comprida.
ü Informações e inscrições: rodaom@gmail.com ou 19.9757.1543

ü Datas: 17, 24 e 27 de outubro, 4ª feira, 18h a 19h30, sábado, 18h a 21h (esse dia com música ao vivo), no Espaço Cultural Villa Dart, na Vila São João, em Barão Geraldo, Campinas-SP – www.villadartcultural.com.br

ü Interessados neste tema: apresentação do grupo TARANTA BRASILIANA no próximo Casaré, dia 6 de outubro, 19h30.

*bailarina e coreógrafa nas linhas étnica e contemporânea; terapeuta corporal e instrutora de Iyengar Yoga com especialização em várias abordagens corporais conectadas com os processos energéticos e psíquicos; graduada em Dança pela UNICAMP. Estuda e dança os ritmos e danças rituais do sul da Itália, desde 2002, com a renomada artista e pesquisadora italiana Alessandra Belloni, em seus workshops e shows no Brasil e na Itália. Uma das fundadoras do grupo de dança e música do sul da Itália ‘Taranta Brasiliana’, sediado em Campinas-SP. Já ministrou cursos e workshops ligados ao tema em Araraquara, Holambra, Porto Alegre e Jaguariúna. Para saber mais acesse: www.rodaom.blogspot.com.