SEMANAS RODA OM JULHO para crianças, adolescentes e adultos



Em julho, de 7 a 31, teremos muitas atividades no Espaço Roda Om - yoga.corpo.artes.encontro!

Serão 7 cursos e vivências voltadas para crianças, adolescentes e adultos, fora a programação regular de práticas de Iyengar Yoga.

Muitos ensinamentos e valores serão exaltados nestes dias de convívio e aprendizado mútuo. Entre eles:

1. enriquecer a apreciação da vida, do entorno, de si mesmo ;
2. propor caminhos de desenvolvimento que passam pelo aprender a estar junto, a observar a si, ao outro e ao ambiente;
3. promover maior consciência corporal, habilidade motora, melhoria postural, da respiração e da ansiedade;
4. momentos gostosos e marcantes entre a experiencia da criatividade, do contato com as cores e formas, sons, ritmo, personagens, as histórias míticas dos povos e a natureza;
5. dançar em comunhão movimentos harmônicos
6. mais, muito mais no ambiente acolhedor do nosso espaço, dentro do tranquilo e arborizado bairro da Vila São João

veja abaixo as informações sobre os cursos e profissionais envolvidos:

“ Yoga dos Bichos” com Daniela Morais – 2as feiras – 10h a 11h e 11h10 a 12h15. 

Prática de yoga que respeita o momento da criança, introduzindo o aprendizado das posturas psicofísicas como uma brincadeira que imita os bichos e conta histórias com o corpo, usando as cartas do lindo projeto "Yoga dos Bichos" . Voltado a crianças entre 3 e 6 anos e 7 a 11 anos.
Daniela Morais - bailarina, cantora e performer, graduada em Dança pela UNICAMP, diretora e fundadora do Espaço Roda Om - yoga, corpo, artes e encontro, leciona Iyengar Yoga, canta, dança e toca com o grupo Taranta Brasiliana (danças e músicas da Itália Mediterrânea).
É reikiana e terapeuta corporal. 
Sua formação passou pelos caminhos da dança moderna e contemporânea, e processos criativos ligados a estados corporais, estruturas arquetípicas e improvisação livre dialogando com a música. Seu percurso como artista e criadora se enraíza no contato com as obras do mitólogo Joseph Campbell, a arqueóloga Marija Guimbutas, o filólogo Karl Kerenyi, os psiquiatras Stan Grof e Carl Jung. E o contato que durou mais de dez anos com a tamborelista, cantora e atriz Alessandra Belloni , que a iniciou no caminho das tarantadas, da pizzica e das tarantelas! 

“Desenhando Histórias” com Ananda – 1a quinzena – 2as e 4as 14h a 16h e 3as e 5as 10h a 12h

Histórias contadas e criadas que se transformam em desenhos. Para todos os que desejam se expressar em grupo através da partilha de histórias e da expressão de imagens em desenhos.
Ananda – artista plástica e educadora graduada pela UNICAMP, co-criadora do Movimento CorAgente, viveu como artista itinerante, encontrando cores, sons, sabores, brincadeiras e afetos pelas cidades brasileiras. Teve em sua formação encontros com a pedagogia waldorf, como aluna; com os palcos, através do teatro, do canto e coral, da dança, da cenografia e da co-produção de espetáculos; com os processos de aprendizagem de crianças e jovens, através de oficinas em escolas, projetos, como o Sementes Crioulas (realizado na horta da moradia estudantil da Unicamp), e pelo próprio ato de ser vivente, que por si só, já compreende o processo de aprendizagem cooperativa. 

“Roda de Música” com Ale Vilhena - 2a quinzena – 2as e 4as 14h a 16h e 3as e 5as 10h a 12h

Educar o ouvido é aprender a ouvir, sentir a pulsação do ritmo da música e do coração. Pular de nota em nota e se deparar com uma perfeita harmonia. Conhecer diversos instrumentos e seus timbres. Brincar com a intensidade das notas, sentir o silêncio, o momento em que a nota ressoa. Contemplar o canto dos pássaros, dos rios, do mar, das cachoeiras, a orquestra dos sapos, a polirritmia dos grilos, a sinfonia das cigarras que anunciam a luz do Sol, a harmonia dos galos ao raiar o dia, o sussurrar do vento... ouvir!
Alessandra Vilhena nasceu em 1983, em São Paulo numa família musical. Iniciou a flauta doce aos 7 anos, desde então tira músicas de ouvido com muita facilidade. Formada em Comunicação e Multimídia, toca flauta transversal, pífano e percussão. Cantou em NY com Renato Braz e Paul Winter em 2007 e 2008. Tem dois discos com o “Yacamim”; “Das Águas” e “Shalon” gravados na Gota Sat Song de Alto Paraíso – GO. Atualmente reside em Barão Geraldo (Campinas – SP) e se dedica especialmente ao musical infantil “O Príncipe du’Azul” e à banda de reggae “Tribo do Sol”.

“Kalarippayatt” com Paula Ibañez – 2a quinzena – 2as e 4as – 16h a 18h

Arte marcial indiana, considerada a mãe de todas as artes marciais. Sua prática desenvolve e amplia a percepção do universo interno, a atenção e a presença consciente. A partir de seus alinhamentos e da respiração, criam-se caminhos energéticos fluidos que proporcionam a consciência e o contato com a energia vital e criadora do universo: Shakti
A proposta destes encontros é desenvolver o encontro do Kalarippayatt através dos 4 elementos: Fogo, Terra, Água e Ar

Paula Ibañez é atriz, professora e pesquisadora teatral. Desde 2007 realiza uma profunda investigação no campo da criação cênica, com foco no trabalho do atuante. Pratica Kalarippayatt desde 2006 e residiu na Índia durante 2010/2011 para aprofundar seus conhecimentos em Kalarippayat com o Mestre Jaychandra nair, fundador da Kerala School of Marial Arts. Tem uma grande experiência ministrando oficians no Brasile no exterior ( Espanha, Portugal, Índia). Atualmente é mestranda/ doutoranda em Artes da Cena na Unicamp. 





“Histórias e Danças dos Povos” com Maria Angélica Urbano – 3as 14h a 15h30

Ouvir histórias é conhecer a si, o outro, o mundo, as coisas ... Nesta oficina, vamos conhecer histórias e depois dançá-las. Entrar no mundo da imaginação e fantasia com as histórias e, a partir delas, trazer o movimento através da dança. Vamos conhecer e dançar culturas do Brasil, Japão, França e surpresas com várias histórias e ritmos musicais.

Maria Angélica Urbano, focalizadora de Danças Circulares formada no Instituto Dança Viva de Holambra - SP. Participou de vivências com: Maria Gabriele Wosien, Friedel Kloke, Saskia Kloke, entre outros grandes focalizadores. Tem um repertório de coreografias com músicas brasileiras e tradicionais. Pesquisa a ligação de histórias (tradição oral) e danças. Já focalizou rodas em diversos lugares, inclusive Limoges, França.

“Teatro” com Maria Angélica Urbano – 3as 15h30 a 17h30

Jogos teatrais inspirados nos 4 elementos 

Maria Angélica Urbano, é atriz, arte educadora, focalizadora de danças circulares. Trabalha como contadora de histórias e pesquisadora de cultura popular. Em Mogi Guaçu, pesquisa a antiga tradição Congada e Folia de reis. É pós graduada em Teatro-educação. Trabalha com projetos de formação para professores com os temas: O corpo do professor na sala de aula (A língua do corpo), Como contar histórias, Teatro na escola, Jogos teatrais na sala de aula, Danças circulares na escola. Focalizou rodas de danças circulares autorais na França. http://mariangelicaurbano.blogspot.com.br/

Valores: 
Aula avulsa: R$ 25,00
Valor por curso: R$ 80,00
Para mais de um curso, 10% de desconto (vale para irmãos ou amigos que vem juntos)

Obs.: 
1. Todos os cursos são permeados de histórias contadas e criadas com o grupo e seguem a inspiração dos 4 elementos: Fogo, Terra, Água e Ar, em diferentes ordens conforme a escolha do professor.
2. As turmas se formarão com o mínimo de 5 e máximo de 12 crianças ou adolescentes, reunidos conforme a proximidade etária. Faixas etárias de 4 a 10 anos e de 11 a 14 anos.

Local: R. Raul de Souza, 38 – Vila São João – Barão Geraldo – rodaom.blogspot.com 
Contato para inscrições e informações com Daniela Morais: rodaom@gmail.com 3368.0454 / 99757.1543